terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reviravoltas na Psicologia


Logo que iniciei a faculdade de psicologia imaginei que iria para a área escolar, pois como já tinha a graduação de licenciatura em Letras, seria mais fácil conciliar as teorias. Porém logo no segundo semestre fui informada que a maior disponibilidade de vagas de estágio eram na área organizacional e que para conquistá-las só com fazendo cursos, e assim comecei com os de curta duração e logo estava fazendo a Formação em Recursos Humanos.

E assim foi até quando se aproximaram as disciplinas de Teorias e Técnicas Clínicas de cada abordagem, quando conheci o Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento. Me senti em casa. Linha de pensamento direta, objetiva, porém em nada superficial. E então cursei outra Formação.

Me formei e continuei como profissional na área organizacional, mas confesso que com alguma dificuldade em colocar (como desejavam alguns patrões) o lucro acima das pessoas. Estudei teorias que ajudam na qualidade de vida no trabalho, no desenvolvimento humano e não a manipular com objetivo de levar maior lucro à empresa. NÃO estou falando mal da área organizacional!!!!! Só dei o azar de passar por empresas que não sabiam dar o devido valor ao trabalho maravilhoso que pode ser feito com as pessoas e que sim... acaba gerando lucro. Mas vai explicar isso para os donos das empresas...??? ... bem que tentei... várias vezes!

Até então estava com todos os planos, metas e objetivos traçados, programados com datas e prazos. Quando eu achava que tinha todas as respostas, a vida mudou todas as perguntas. Em 5 meses: ganhei bebê, fui demitida, me separei... Mas não deixei a bola cair, afinal o maior sonho de toda minha vida estava realizado: eu era MÃE!

E as reviravoltas da vida me levara a atuar na área clínica com crianças e adolescentes que eu amo mesmo, apesar de algumas frustrações quanto a mudanças de comportamentos dos pais, mães e alguns avós... que acabam dando tanto, ou mais trabalho que as próprias crianças. E ando estudando e aprofundando mais e mais na área de psicologia social (que nunca havia entrado na minha lista de possibilidades).

Projetos? Planos? …não... Hoje penso mais em realizar sonhos... A maternidade e a psicologia são sonhos realizados, tenho vários outros... as sementinhas estão sendo plantadas, vamos ver se o tempo, a terra e os meus cuidados vão ser bons suficientes para florescerem. Se não? Escolho outra semente e começo tudo de novo...

Cristine Cabral

2 comentários:

  1. Nossa Cris..muito legal. A psicologia é sem dúvida fantástica, e suas inúmeras possibilidades de atuação. Afinal, onde existem pessoas haverá trabalho para um psicólogo. Minha angústica é ainda não saber exatamente qual área seguir..mas como você disse acima, quando a gente acha que tem todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas...Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo elogio :)
      Esteremos sempre por aqui pra ajudar não só às mães mas as psicos também.
      Boa sorte e que você encontre o seu caminho no maravilhoso mundo da psicologia.
      Volte sempre :)
      Cristine Cabral

      Excluir